As cidades de Fátima e de Ourém já têm em funcionamento o sistema de partilha de bicicletas eléctricas que, nesta fase, disponibiliza 30 veículos (20 na Cova da Iria e 10 na sede de concelho) para uso da população.
Em Ourém, as bicicletas encontram-se em quatro postos (praça do Município, rua Dr. Joaquim Francisco Alves, Praça da República e junto ao mercado municipal). Em Fátima, há seis postos, localizados na Av. Beato Nuno, junto ao Posto da GNR, em Alto das Nogueiras, junto ao Posto de Turismo, na Rotunda dos Pastorinhos e na Junta de Freguesia. As bicicletas poderão ser desbloqueadas através da aplicação meioB.
Os primeiros 60 minutos de utilização são gratuitos. Ultrapassando esse tempo, o custo é de 0,01 euros por cada minuto, havendo também a hipótese de ter um passe mensal, por seis euros, ou anual, por 18 euros, ou de escolher a opção de utilização ocasional (até 72 horas), que custa dois euros
Estas bicicletas fazem parte do sistema intermunicipal criado que abrande 11 municípios do Médio Tejo, que conta com 68 estações de carregamento e mais de 250 viaturas. O investimento totalizou 1,5 milhões de euros, financiado em 85% por fundos do FEDER.
Aquando da inauguração do sistema no concelho, que teve lugar no passado dia 12, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, destacou esta iniciativa como um factor de “coesão, sustentabilidade e inovação, complementando os esforços da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) na área da mobilidade”.
Citado numa nota de imprensa, o autarca salientou a importância de fomentar este tipo de mobilidade suave, em linha com a rede de cliclovias que tem vindo a ser desenvolvida, nomeadamente em Fátima, ao longo dos últimos anos.