Está dado o primeiro passo para a construção de 94 habitações, a custos controlados, em Ourém e em Fátima, com a assinatura do contrato entre o município e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Em causa, está um investimento na ordem dos 24 milhões de euros (ME), a executar até 2026 e que terá “uma comparticipação de 100%”.
O presidente da câmara, Luís Albuquerque, avança ao JORNAL DE LEIRIA que há um primeiro investimento para construção de 40 apartamentos T2 na cidade de Ourém, em dois lotes, cujo contrato-promessa de compra já está assinado. É também nessa fase que se encontra a aquisição de um prédio em Fátima, que será requalificado para a criação de 30 apartamentos.
Segundo o autarca, está ainda prevista a edificação de dois blocos de moradias em banda, um com 16 e outro com oito casas. “Do dinheiro contratualizado com o IHRU, há ainda verba disponível. Vamos procurar uma solução para Caxarias, onde se regista uma grande falta de habitação”, adianta Luís Albuquerque.
O assunto da habitação foi abordado na última sessão de Assembleia Municipal de Ourém, com Nuno Batista, da bancada do PS, a criticar o facto de os investimentos estarem “todos centrados nas cidades de Ourém e de Fátima, esquecendo o resto do território”.
O socialista lamentou ainda que, entre os municípios do Médio Tejo que assinaram contrato com o IHRU, haja alguns com um volume de investimento superior a Ourém, apontnado como exemplo Alcanena, que, apesar de “menor dimensão”, apresentou candidatura e foi contemplada com um montante global de 27 milhões de euros.
Em resposta, Luís Albuquerque alegou que o valor previsto para Ourém é “o suficiente para alavancar a oferta de casas a preços acessíveis”, defendendo a necessidade de “algum equilíbrio” entre a resposta pública e a iniciativa privada. “As empresas têm de continuar a trabalhar e a investir no concelho”, disse.
No decorrer da discussão, Nuno Batista reafirmou a proposta da bancada socialista para a criação de ARU (Área de Reabilitação Urbana) em todas as sedes de freguesia.