A praia fluvial do Agroal, em Ourém, vai, no próximo ano, sofrer um conjunto de melhoramento no âmbito da candidatura agora aprovada ao abrigo da linha de apoio Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022. Em causa está um investimento próximo dos 600 mil euros na zona norte do concelho, com uma comparticipação de quase 400 mil euros.
Entre os melhoramentos previstos no Agroal está a criação de uma piscina para crianças, acessível também a pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que estas possam usufruir do espaço “em plenas condições de segurança e de forma autónoma”.
A intervenção contemplará ainda um passadiço com gradeamento desmontável, fixo ao longo da piscina de crianças/pessoas com mobilidade reduzida, e a instalação de um descarregador de fundo da piscina da praia. Este equipamento permitirá “esvaziar” a piscina para o rio, facilitando a sua limpeza, explica o presidente da câmara.
Segundo Luís Albuquerque, o município está já a trabalhar nos projectos, para preparar e lançar o concurso, com a expectativa de que, no Verão de 2024, as obras já estejam executadas.
A candidatura submetida pelo Município de Ourém à linha “Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022”, cujo contrato foi assinado na semana passada, prevê ainda acções de de arborização com espécies autóctones no Parque Natureza do Agroal.
A recuperação das galerias ripícolas e combate das dissonâncias paisagísticas na envolvente dos passadiços do Agroal e a instalação de estruturas em madeira para a nidificação e para a observação de aves são outras das acções programadas.
A estratégia desenvolvida pelo Município de Ourém, em parceria com a ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima, tem ainda associadas iniciativas de promoção do território.