É “provavelmente, o primeiro pão de frutos vermelhos do mundo”. O pão de medronho chega ao mercado amanhã, passando a estar disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor e Arrabalde (concelho de Leiria) e Reguengo do Fètal (Batalha).
Nas próximas semanas está previsto que esteja também à venda nos concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Cernache do Bonjardim e na cidade de Castelo Branco, em diversos locais, revela Rui Lopes, que nos últimos dez anos trabalhou no desenvolvimento deste produto.
Nos últimos anos, a colaboração com a Padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo, Leiria, “permitiu optimizar esta fórmula que, em Julho de 2019, foi premiada com o terceiro lugarno quarto Concurso de Ideias Agriempreende, que distingue ideias inovadoras no sector agroalimentar.
Chef de cozinha e nutricionista,Rui Lopes é membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, da ESTM, instituições de referência do Politécnico de Leiria.
[LER_MAIS] Explica que este é um pão que apresenta um perfil nutricional “diferenciador”, de que destaca o baixo teor de sódio; vários minerais provenientes do medronho; ácidos orgânicos voláteis; flavonoides; 14% de capacidade antioxidante; cerca de 20% dos VDR recomendados de fibra, por cada 100gr de pão.
“Estes compostos revelam interesse nutricional pela sua acção anti-inflamatória e de protecção da função cardiovascular, bem como pelo efeito na diminuição do risco de cancro e da oxidação celular (diminuição dos radicais livres)”, assegura.
É um pão de aspecto rústico, obtido a partir de farinhas não corrigidas, de longevidade superior, o que permite manter a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil. “Aromático e bastante agradável, torna-se ainda mais delicioso quando torrado”, diz o chef de cozinha.