“Produto inovador e com elevada diferenciação nutricional”, pela sua “riqueza em minerais, vitaminas, antioxidantes e ácidos orgânicos”, o pão de medronho deverá chegar ao mercado no primeiro semestre do ano que vem, resultado de um projecto do promotor Rui Lopes em parceria com a Ritus do Pão, de Monte Redondo.
A ideia começou a ganhar forma há cerca de dez anos quando, após a licenciatura em gestão hoteleira, o professor da Escola Profissional de Alcobaça iniciou trabalho de desenvolvimento de novos produtos alimentares.
Em 2014, com o início de uma nova licenciatura, desta vez em Nutrição e Dietética, aprofundou os trabalhos de pesquisa de novos alimentos com propriedades nutracêuticas. “A incorporação do medronho numa fórmula de pão de trigo era algo que já vinha a testar há alguns anos”, refere, explicando que este é um fruto com “propriedades excelentes”, mas que está sub-aproveitado.
Seguiram-se quatro anos de investigação, em parceria com investigadores do Politécnico de Leiria e com aquela empresa produtora de pão. O produto – que apresenta um “aroma distintivo e propriedades organoléticas e reológicas que lhe conferem uma textura única e uma longevidade significativa” – foi apresentado na semana passada numa conferência em Proença-a-Nova, zona de onde Rui Lopes é natural.