Quem se desloca de transportes públicos nos dez concelhos da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós) vai passar a pagar metade do valor actual.
A medida entra em vigor esta quarta-feira, dia 1 de Maio, e abrangerá entre 7.500 a dez mil passageiros. Mas, para beneficiar do desconto os utentes têm de preencher um formulário, o que pode ser feito junto dos operadores (Transdev, AVIC, Turexpresso, TUMG e Pombus) ou através do site da CIMRL.
Contudo, para “agilizar” o processo e admitindo que não houve muito tempo para preparar a mudança, a CIMRL deu indicações aos operadores para que, na fase de arranque, seja aplicada a redução automática no momento da renovação mensal do passe. Isso, não invalida, contudo, a necessidade de preenchimento do requerimento.
A redução de 50% permite, por exemplo, que os passes mensais do Mobilis, TUMG e Pombus, os três principais sistemas de transportes públicos da região que, só no último ano, movimentaram mais de 1,5 milhões de passageiros, custem entre 3,75 e 9 euros.
Por seu lado, os passes urbanos, que até agora custavam em média 15 euros, vão baixar para 10 euros, enquanto os passes interurbanos (com origem/destino dentro dos dez concelhos da CIMRL), que até agora tinham um custo médio de 53 euros, vão custar, no máximo, 30 euros.
Os passes 4-18 e sub-23 – para crianças e jovens que não usufruem de transporte escolar, custeado pelos municípios – vão também beneficiar de uma redução de 50%, cumulativa com o desconto que já têm agora.