Com ligações a Ourém, mais concretamente à freguesia de Espite de onde são naturais os pais, Paulo Marques acaba de ser homenageado em França pela Assembleia Nacional e Senado, com a atribuição de medalhas honoríficas. A distinção aconteceu durante o recente congresso anual da Cívica, associação de autarcas de origem portuguesa fundada e liderada por Paulo Marques, também vice-presidente da Câmara Municipal de Aulnay-sous-Bois, um dos maiores municípios da região de Paris.
Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o luso-descendente confessa-se “orgulhoso e honrado” pela distinção, que reconhece o seu trabalho como autarca e os 22 anos de dedicação à Cívica. “O que nos anima e move é o trabalho em prol do bem comum e da afirmação da nossa dupla pertença, através da intervenção democrática nos territórios”, afirma Paulo Marques, destacando o papel da associação na “mobilização” dos mais de oito mil autarcas de origem portuguesa em França.
Surpreendido com a distinção
“Queremos que os portugueses que vivem em França e os seus descendentes possam intervir nos destinos e no desenvolvimento dos territórios onde residem. Foram esses os motivos e os objectivos que me levaram a participar na vida democrática do meu país de nascimento, a França”, diz o autarca, que se candidatou, pela primeira vez, com 19 anos.
Confessando-se “surpreendido” com a homenagem prestada, Paulo Marques conta que ao receber as medalhas pensou nas primeiras gerações de emigrantes que, “com muita luta, conseguiram fazer com que as novas gerações de portugueses, já nascidos em França, tivessem um percurso de vida” nesse país “sem nunca perderem a ligação a Portugal”.
“Depois de todos estes anos a dar, é tempo de aprenderes também a receber. Enquanto parlamentar, tenho o privilégio de trazer um reconhecimento do trabalho que é feito de forma individual pela iniciativa de cidadania ou pública através da tua actividade associativa”, disse Ludovic Mendes, deputado da Assembleia Nacional de França, ao anunciar a atribuição da medalha de bronze deste órgão, citado pelo LusoJornal.
Nascido em França, filho de portugueses oriundos de Espite, Ourém, Paulo Marques tinha apenas 19 anos quando concorreu, pela primeira vez, a eleições autárquicas. Além de liderar a associação Cívica, ocupa a vice-presidência do Município de Aulnaysous-Bois, com os pelouros do associativismo e relações internacionais. É membro do Conselho Económico e Social de Portugal e do Conselho de Opinião da RTP.