No alto de um miradouro, sobranceiro ao vale das Fragas de São Simão, Rui recorda os momentos que ali o levaram.
Na pequena aldeia do Casal de São Simão conhece a D. Ana, uma habitante que lhe conta a história fascinante que construiu aquela aldeia.
A partir desse momento, Rui inicia o seu próprio percurso de descoberta.
Das telas da Malhoa, às paredes como telas, passando pelas tradições locais, acompanhamos o protagonista que se apaixona pelo verde, pela luz e pelas gentes daquela região.
Terminou na sexta-feira, em Aveiro, a 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR, um dos eventos mais prestigiados a nível mundial na área do audiovisual para turismo.
Na Gala de Prémios, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro, foram anunciados os filmes vencedores das duas competições paralelas – Nacional e Internacional -, nas duas áreas elegíveis: documentários e vídeos promocionais.
O filme Ermida de São Simão, do Município de Figueiró dos Vinhos, ganhou o 1.º prémio nas categorias Cultura & Património, Aventura & Expedições e Conceito, todas da competição nacional.
Arrecadou ainda o 2.º prémio nas categorias Culture & Heritage e Tourism Destinations: Cities/Local, da competição internacional.
Protagonizado pelos actores Paulo Pires e Carmen Santos, o filme conta com argumento, realização e fotografia do realizador local Rafael Almeida.
Pode ver o filme aqui.