O Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um projecto de resolução, que pede ao Governo a resolução de vários e graves problemas no Itinerário Complementar 8 (IC8) e a sua requalificação, sobretudo, em Leiria.
Segundo o documento, os deputados eleitos pelo PCP consideram necessária “alteração de traçado e de perfil da via de forma a corresponder à natureza de itinerário complementar, nomeadamente entre Pombal e Avelar”, “permitindo desviar o tráfego regional e nacional”, sobretudo veículos pesados, “para fora das localidades e maior fluidez na circulação de veículos, em segurança”.
O projecto de resolução apela ainda à construção de faixas de aceleração e de desaceleração nos nós de acesso ao IC8, onde ainda não existam” e a “melhoria das condições de circulação, nomeadamente no que respeita à iluminação, piso, entre outras”.
Nesse sentido, o PCP defende a mobilização de “fontes de financiamento para a requalificação do IC8, incluindo de fundos comunitários, sem prejuízo do financiamento através do Orçamento do Estado”.
O documento salienta que o IC8, que integra o Plano Rodoviário Nacional, faz a ligação entre a A17 em Outeiro do Louriçal, no concelho de Pombal, e a A23, próximo de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.
Trata-se de uma “via de comunicação de extrema importância para acesso à região do Pinhal Interior e sua ligação com o litoral, esta via é também central no transporte mercadorias entre o litoral e o interior”.
No entanto, o PCP sublinha que “há vários troços do IC8 que não são próprios de um IC”, destacando o troço entre Pombal e Pontão/Avelar, de cerca de 27 quilómetros.
“Neste troço, a via atravessa várias localidades, com inúmeras limitações de velocidade a 50 Km/h, tem vários cruzamentos de nível e várias curvas fechadas, elementos que não são compatíveis com o perfil, traçado e velocidade de uma via com a classificação de IC, facto que tem provocado inúmeros acidentes e atropelamentos, muitas vezes com vítimas mortais”.
Além da “elevada sinistralidade”, os deputados adiantam que faltam iluminação e faixas de aceleração e desaceleração, “em particular nos nós de acesso no troço entre Sertão e Proença-a-Nova” [Castelo Branco] e o piso está degradado.
“Não se compreende que uma via estruturante na mobilidade regional e nacional, ainda não tenha sido requalificada em toda a sua extensão. A requalificação do troço entre Pombal e Avelar chegou a estar prevista no âmbito da subconcessão do Pinhal Interior, tendo sido retirada mais tarde pelo Governo PSD/CDS-PP, defraudando a expectativa criada junto da população da resolução deste problema, revelando que as parcerias público-privadas não são solução”, acrescentam os deputados.
Entretanto, “o Governo PS incluiu no PNI 2030 a construção do acesso desnivelado ao IC8 junto do Parque Empresarial do Camporês, em Ansião, e a realização de uma intervenção no troço Casas Brancas (A17), em Pombal”.
No entanto, para o PCP, “estas duas intervenções não resolvem os graves problemas existentes no IC8, o que evidencia a inexistência de um plano global de intervenção que lhes dê resposta”.