Foram construídas a pedido da realeza, ocupadas pelas tropas napoleónicas, são rodeadas por quintas e jardins frondosos. Mas são várias as herdades com história da nossa região que se encontram no mercado, à venda a partir de um milhão de euros.
Eduardo Carrasqueira, mediador imobiliário da Remax de Leiria, explica ao JORNAL DE LEIRIA que são muitos os proprietários que, aproveitando este “momento de euforia”, estão a tentar alienar o património que já pretendiam vender há alguns anos.
E, não querendo generalizar as motivações de quem quer vender, o mediador salienta que existem muitos casos em que os filhos, tendo herdado estas grandes quintas de família, têm grande dificuldade em rentabilizar estes espaços cuja manutenção é muito dispendiosa. A sua perspectiva é vender as quintas e herdades a investidores, que ali queiram criar hotéis ou empreendimentos de turismo rural.
Um desses edifícios históricos situa-se no centro de Peniche. De acordo com o anúncio publicado no site Imovirtual, em causa está um edifício histórico, mandado construir em pleno século XIX, pelo então Rei D. Miguel, que foi abrigo de crianças desfavorecidas, e que funcionou depois como Escola Industrial D. Maria Pia, até ao inicio do século XX.
“Este imóvel está dividido em duas partes, sendo uma o edifício habitacional, com 26 assoalhadas distribuídas pelo rés do chão e 1.º andar, pátio e jardim, e a outra que está afecta a armazém e indústria”, descreve o site. “Ideal para um hotel de charme”, este edifício encontra-se à venda por 1,5 milhões de euros.
Também no Sul do distrito, nos arredores do Bombarral, por 1,1 milhões de euros, está à venda um antigo palácio com quinta. Construído entre os século XVI e XVII, o edifício está situado num terreno com uma área total de 150 mil metros quadrados, e conta, entre outras valências, com dez quartos, salões, escritórios, garagens e capela.
“A dez minutos de distância de condução do Castelo de Óbidos, 15 minutos da praia da Foz do Arelho, 20 minutos da baía de São Martinho, Martinho, 20 minutos dos campos de golfe da Praia D’el Rey, Bom Sucesso e Golden Eagle, a cinco minutos dos acessos à auto-estrada A8 e a 40 minutos de distância, de condução, do aeroporto to Internacional de Lisboa”, esta é uma “excelente” quinta “para quem deseja uma propriedade exclusiva cheia de carácter e de história”, considera o sitede mediação imobiliária.
[LER_MAIS] “Localizada ao lado de uma pequena e agradável aldeia, onde se pode encontrar todo o tipo de comodidades”, num “zona calma e com boa vizinhança”, esta propriedade pode converter-se num “lindo e encantador hotel ou numa propriedade para desenvolver turismo rural”, acrescenta a Imovirtual.
Também no Bombarral, a Quinta da Roliça está à venda por 1,35 milhões de euros. “Construída nos anos 40, junto à muralha do século XV da vila histórica da Roliça, na zona envolvente de Óbidos”, esta propriedade T6 foi “totalmente remodelada em 2005”. Entre outras características, conta com “magníficos espaços verdes com árvores e iluminação automática, churrasqueira, sistema de rega e dois furos de água”, frisam os mediadores imobiliários.
Ainda no Sul do distrito, nos arredores de Óbidos, outra quinta construída nos anos 40, e remodelada em 2004, localizada a uma curta distância da vila, encontra-se à venda por 1,35 milhões de euros. Nesta moradia de cinco quartos, emoldurada por um terreno de 5 mil metros quadrados, o futuro proprietário pode contar com vários mimos, entre os quais: solário, sauna, banho turco e jacuzzi.
Já em Alcobaça, a Quinta da Mossomodia está no mercado por 1, 75 milhões de euros. “Recentemente restaurada mantendo as qualidades arquitectónicas características deste tipo de edifícios, a Quinta Velha da Mossomodia reflecte o estilo das casas senhoriais dos séculos XVIII e XIX.”, anunciam os mediadores.
Este T9 “é uma propriedade com boas áreas, capela, piscina, amplos jardins e estábulos com uma história local muito interessante”, notam os vendedores, frisando que as tropas de Napoleão ocuparam temporariamente a casa durante as Invasões Francesas. “Apenas a 20 quilómetros de Fátima, esta quinta tem um imenso potencial tanto para habitação ou alojamento”, realçam ainda.