A Gomes Gaspar, proprietária das lojas Pel’Arte, DoisG e Glispe, celebrou 40 anos de actividade no dia 17.
A empresa gere, em Leiria, duas lojas físicas de sapatos e duas de roupa, através das marcas Pel’Arte e DoisG e ainda a loja online (www. glispe.com).
Emprega 13 pessoas.
Em breve, reabrirá a loja DoisG original, na rua Mouzinho de Albuquerque, juntando-se aos espaços com essa designação.
No percurso da Gomes Gaspar, encontramos muitas histórias, peripécias e trabalho árduo, para criar um dos mais reputados, notórios e reconhecidos espaços comerciais da cidade.
Maria da Graça Gomes, fundadora deste grupo empresarial familiar, conta que a ideia de negócio começou ainda em França, país onde estava emigrada desde criança, e onde havia conhecido e casado com o marido.
Foi ela quem delineou o plano de negócios, fruto de uma grande experiência adquirida como contabilista na conceituada empresa de moda Pierre Cardin.
“Quando o meu filho mais velho, William, fez 4 anos, eu e o meu marido, ponderámos entre ficar definitivamente em França ou regressar”, recorda Maria da Graça.
A opção foi por voltar para as margens do Lis onde já haviam adquirido uma loja no Centro Comercial Lis, num dos topos da Avenida Heróis de Angola.
Estavam reunidas as condições essenciais para abrir as portas da Sapataria Graça, ainda com o nome comercial Fernando Graça Sapatarias Lda., que, depois, haveria de ser Gomes Gaspar.
“Ainda há muita gente, em especial no Norte do País, que pensa que me chamo Fernando Graça”, recorda, sorrindo, o marido, Fernando Gaspar.
O casal começou então a procurar fornecedores.
“Muitos, fecharam-nos a porta, porque éramos ‘novatos e não percebíamos de sapatos’. Quando conseguimos alguns, começámos a vender linha média. Trabalhámos muito. Lutámos muito, porque investimos tudo o que tínhamos e não tínhamos”, recorda a empresária.
Fernando rumava às fábricas do Norte, duas vezes por semana, para comprar sapatos e restabelecer o stock, até que, com o passar do tempo, a Gomes Gaspar começou a apostar nas marcas exclusivas e de posicionamento superior, pelas quais é agora conhecida.
Para isso, Fernando e Maria da Graça começaram a deslocar-se a feiras no estrangeiro, em especial Alemanha, Espanha e Itália e aumentaram a rede de contactos.
Em 1986, foi a vez de a loja Pel’Arte abrir na Avenida Heróis de Angola, com um nome que alude à pele e à arte da pele.
A aposta em pronto-a-vestir aconteceu no ano 2000 e seis anos depois, os filhos, William e Tomás, também se lançaram no negócio de família ao abrir a DoisG.
Em 2009, entrou em funcionamento a Glispe.com.
“Cada loja tem as suas marcas. Tentamos ter uma boa variedade e produto diferente, porque é nosso objectivo ter lojas bonitas e onde valha a pena ir”, afirma William Gaspar.
Entre as marcas representadas, exemplifica o irmão, Tomás, encontramos a Liu Jo, Sahoco, Antony Morato, Gaudi, Guess, Love Moschino, Luís Onofre ou Relish.
“Mas também a Armani, Versace, Miguel Vieira ou Just Cavalli e muitas outras de uma lista extensa.”