Desde o incêndio de 15 de Outubro de 2017, que destruiu 86% da Mata Nacional de Leiria (MNL), já foram plantadas no local cerca de 2,1 milhões de árvores, mas falta ainda plantar perto de 6,2 milhões, ou seja, quase o triplo do executado até ao momento.
Os dados constam do portal digital de informação sobre as acções de recuperação e valorização da MNL, após o incêndio e da passagem do furacão Leslie, que ocorreu um ano depois.
De acordo com os números disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) naquele portal, até 1 de Setembro deste ano, data da última actualização dos dados, foram rearborizados 1.644 hectares da mata, de um total de 4.495 hectares onde serão feitas plantações, com recurso a 20 espécies diferentes, sendo o pinheiro-bravo a mais utilizada.
Segundo os dados do portal, em 1.173 hectares a recuperação aconteceu através da regeneração natural do pinhal. No portal é ainda disponibilizada informação relativa à área da MNL já intervencionada, seja por acções de exploração florestal, rearborização, regeneração natural, controlo de invasoras e trabalhos de defesa da floresta contra incêndios.
De acordo com os dados publicados, até ao final do ano passado tinham sido intervencionados 8.543 hectares, [LER_MAIS]encontrando-se a decorrer trabalhos em 2.715 hectares.
Na plataforma são também divulgados valores do investimento na recuperação da MNL. Os dados divulgados pelo ICNF indicam que, até ao momento, foram investidos cerca de 2,7 milhões de euros – dos quais 370 mil euros na área não ardida – e estão em fase de contratação trabalhos superiores a 6,6 milhões de euros.
Quanto à madeira ardida, o portal revela que já foram vendidas quase dois milhões de árvores, com um volume global de 714 mil metros cúbicos, que renderam 17 milhões de euros. A maior fatia desta receita resultou de vendas efectuadas no ano seguinte ao incêndio, com um total de 11,2 milhões de euros.
O portal sobre as acções de recuperação e valorização da Mata Nacional de Leiria (https://mnleiria.icnf.pt) está a funcionar desde o dia 1 de Junho deste ano.