Parece estar a regressar em força a paixão e o prazer da ‘gatilhada’. Na Marinha Grande, em menos de um ano, a pista de slot cars de 38 metros instalada na TopSlot tornou-se um ponto de atracção, tendo já recebido mais de 25 corridas e dezenas de visitantes e praticantes de diferentes pontos do País, movidos pela adrenalina dos carros de corrida em miniatura.
Foi pelas mãos de Paulo Oliveira que a Marinha Grande ‘ganhou’ uma pista de carros eléctricos, a única da região que recebe competições e que actualmente está a ser palco do 6.º campeonato promovido pela TopSlot.
[LER_MAIS]
O gosto pela modalidade começou há 15 anos, quando assistiu pela primeira vez a uma corrida, no Cartaxo. “Gostei imenso e comecei a praticar. É um hobby já antigo”, refere Paulo Oliveira, de 38 anos.
Foi esta paixão que, há cerca de um ano e meio, o levou a criar a TopSlot, uma loja online para venda de carros, peças e acessórios, onde são criados chassis 3D personalizados, e preparados e afinados carros de slot 1/32 e 1/24. Alguns meses após abrir a TopSlot surgiu a oportunidade de montar uma pista nas instalações da loja.
Com 38 metros e com capacidade para seis carros em simultâneo, a pista foi inaugurada em Outubro de 2022, recebendo campeonatos de carros clássicos e de Fórmula 1.
“Temos registado um crescimento muito significativo. Por exemplo, o primeiro campeonato que organizámos, acabou por ser cancelado, uma vez que só tínhamos cinco inscritos. A partir daí fomos conseguindo atrair mais pessoas, e hoje já contamos sempre com mais de 20 participantes”, refere Paulo Oliveira.
Castelo Branco, Avis ou Lisboa são algumas das localidades de origem de quem se dirige à Marinha Grande para ‘gatilhar’. “É até doer o dedo. O que torna esta modalidade fascinante é a competição, que é sempre saudável. Os treinos permitem ir praticando e melhorando, mas é nas competições que mais se alimenta o ‘bichinho’”, afirma.
Na receita para o sucesso nas corridas estão não só os treinos, mas também a devida preparação e afinação dos carros. “É sempre possível melhorarmos os carros. Seja através da instalação de motores mais fortes (sempre com limites) e de eixos mais leves, ou de outras afinações. Tornar o carro mais leve permite aumentar a velocidade e o seu desempenho”, explica.
Além das afinações para melhorar as ‘performances’, é ainda possível personalizar os carros ao gosto de cada piloto. Sobre o investimento necessário para a prática da modalidade, Paulo refere que “para quem pretender começar a praticar, pode fazê-lo com carros de origem, sendo possível adquirir um a partir de 60 euros”. Já o valor de investimento para melhorar os carros de origem ronda os 70 euros.
Segundo Paulo Oliveira, o gosto pelos slot cars em Portugal, e nesta região em particular, tem vindo a “crescer bastante”. “Na Marinha Grande já temos um grupo de pilotos, onde a maioria tem mais de 40 anos. Ainda assim, o praticante mais novo tem 12 anos”, refere o responsável da TopSlot, que ambiciona envolver cada vez mais jovens.
“Temos recebido na nossa pista cada vez mais gente nova, e a nossa expectativa é continuarmos a conquistar mais adeptos”, refere Paulo Oliveira, salientando ainda o “espírito de amizade e de entreajuda” vivido entre os pilotos.
“Não é só pelo ‘vício’ que nos juntamos. É também pelo convívio. O ambiente aqui é espectacular e é muito comum vermos os pilotos mais experientes a ajudarem os mais novos”, conclui.