A Insignare, de Ourém, e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) vão realizar, em conjunto, um curso superior, nível 5 (TESP), na área da Contabilidade e Gestão, no próximo ano lectivo 2020/2021, a realizar nas instalações da Escola Profissional de Ourém.
O estabelecimento de ensino de Ourém anunciou que, na sequência de uma série de iniciativas desencadeadas pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de promover e instalar o Ensino Superior no concelho, foram disponibilizadas salas e instalações técnicas, levando o IPT a avançar para esta solução.
A taxa de sucesso é grande e tem levado também muitos alunos do Ensino Profissional e ingressar no Ensino Superior nesta área. O Instituto Politécnico de Tomar com mais de 30 anos de existência e uma oferta formativa de licenciaturas, pós-graduações e diversos mestrados, tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são dirigidos pela comunidade que serve.
Com esse objetivo, o IPT tem procurado dotar-se de instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores, designadamente através de parcerias com diversas empresas e entidades utilizando, para o efeito, diversas iniciativas de cariz científico e tecnológico.
O Politécnico de Tomar irá em breve anunciar todas as condições necessárias ao ingresso neste TESP. As duas instituições irão desenvolver uma série de iniciativas de divulgação destes cursos, concretamente a área da Gestão, pretendendo sobretudo, uma aposta na qualificação profissional aos jovens da região e, consequentemente, potenciar a sua fixação no território e robustecer o tecido empresarial.”
O que é o TESP?
Os TESP, ou CTESP, são Cursos Técnicos Superiores Profissionais com a duração de dois anos, que objectivam formar técnicos superiores profissionais numa área de actividade profissional, neste caso será na área da Gestão. Os cursos técnicos superiores profissionais conferem um diploma de técnico superior profissional.