A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e o SPEAK, assinaram um protocolo, com o objectivo de integrar a comunidade académica e de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem de novas línguas e culturas, através participação nos grupos de intercâmbio.
O SPEAK é um projecto, criado em Leiria, que visa que os participantes “aprendam em conjunto, quebrem preconceitos e celebrem novas amizades, essenciais para o processo de integração”.
Os estudantes do Politécnico de Leiria poderão juntar-se a esta iniciativa, aprendendo mais de 15 línguas. Esta experiência permite aos jovens desenvolver competências fundamentais no mercado de trabalho, como por exemplo, o espírito de liderança, de comunicação e de gestão de tempo.
O acordo foi celebrado no passado dia 23 de Agosto, entre o director da ESECS, Pedro Morouço, e o CEO e co-fundador do SPEAK, Hugo Menino Aguiar.
Num comunicado enviado à redacção do JORNAL DE LEIRIA, o director da Escola Superior afirma que o objectivo da parceria “é ajudar os jovens a estarem preparados para o mercado laboral”.
Já Hugo Aguiar, declara que “para o SPEAK é uma oportunidade para ajudar os jovens estrangeiros que acabam de chegar à cidade de Leiria a fazer amigos e a aprender português”.
Uma vez que aposta na quebra de estigmas e preconceitos e na promoção da igualdade, a acção tem tido bastante destaque em Portugal, por ser uma solução de integração de migrantes.
Em 2019, o SPEAK recebeu o terceiro prémio do concurso mundial “Chivas The Venture” e foi distinguido como organização de referência no trabalho de integração, pela Google.org Impact Challenge on Safety.