Pombal vai ter um Plano Integrado para o Envelhecimento Activo e irá investir na definição de uma Estratégia para o Envelhecimento Activo, Saudável e Feliz.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, do plano, constarão todas as respostas concelhias ao nível do envelhecimento.
O autarca, que fez o anúncio durante a cerimónia de inauguração da Estrutura Residencial para Idosos do Lar da Felicidade, nas Meirinhas, no domingo, dia 23, referiu que se tratará de “será um instrumento que, para além de proporcionar uma visão global sobre o envelhecimento no concelho de Pombal, permitirá nortear estratégias de intervenção e identificar lacunas ao nível da assistência a pessoas idosas” e construir as respostas necessárias.
O presidente da Câmara Municipal sublinhou o empenho do município “em continuar a investir na área social, de aumentar as respostas, para que as nossas crianças e os nossos idosos possam ter mais infraestruturas de apoio em áreas que são cruciais”.
Pimpão disse ainda acreditar que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderá apoiar as instituições sociais, porque “apoiar estas instituições, é apoiar as pessoas, que são os principais beneficiários destes investimentos” e que as respostas sociais têm um papel relevante para a “fixação de pessoas e para a qualidade de vida”.
Espaço para mais 21 utentes
A Estrutura Residencial para Idosos do Lar da Felicidade representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, apoiado pelo Município de Pombal em cerca de 600 mil euros.