A Câmara de Pombal vai instalar um programa-piloto de rega inteligente no Jardim do Vale e no Jardim do Cardal, dotada de sensores, que irá permitir a gestão mais eficiente da água utilizada nas regas dos espaços verdes.
A medida reveste-se de grande importância no actual período de seca severa/extrema que o País enfrenta e a aquisição dos equipamentos foi concluída na semana passada.
No terreno, está ainda a finalização da instalação de Zonas de Medição e Controlo, que permitem um acesso centralizado e perceber se existem perdas de água ou consumos excessivos, por sectores.
Em estudo está também a instalação de contadores inteligentes, que poderão identificar fugas nos primeiros minutos da ruptura de condutas, seja ela no interior de propriedades privadas, seja no exterior.
A vice-presidente da câmara, Isabel Marto, sublinha a necessidade de continuar a proceder a esforços de sensibilização junto da população.
“É um tema que está a ser debatido a outro nível, além do municipal”, explica, referindo-se à discussão que tem sido levada a cabo na Comunidade Intermunicipal de Leiria.
A vice-presidente sublinhou ainda o trabalho feito pela empresa municipal PMU – Manutenção Urbana no esforço de redução de água na limpeza urbana.