O Município de Pombal inaugurou, na semana passada, o Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade, vocacionado para a prevenção, promoção de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
Situado junto à Escola Secundária de Pombal, o espaço disponibiliza um conjunto de valências, como a capacitação parental, consultoria parental e o programa de incentivo à natalidade Berço Feliz.
Segundo uma nota de imprensa, a visão desta resposta inovadora surge no âmbito do Plano de Acção Pombal 2030, que define a estratégia de desenvolvimento do concelho de Pombal, concorrendo para o objectivo estratégico de tornar Pombal um concelho mais coeso e inclusivo.
Outra das iniciativas é o Banco do Bebé, que oferece um conjunto de recursos para ajudar os jovens pais em equipamentos e bens de que tenham necessidade aquando da maternidade, assente na economia circular.
Assegurado por técnicos da Unidade de Projectos Educativos e Divisão de Desenvolvimento Social, tem como destinatários potenciais famílias com crianças e/ou adolescentes dos 0 aos 18 anos, residentes no concelho de Pombal.
“A criação do Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade concretiza um dos compromissos assumidos pelo actual executivo Municipal, presidido por Pedro Pimpão, com todos os pombalenses, traduzido numa nova ambição para promover um ambiente propício e acolhedor para as famílias, incentivando a parentalidade consciente. Designadamente para prestação de apoio e aconselhamento especializado, com o objectivo de capacitar e promover competências parentais”, refere a nota de imprensa.
O gabinete integra ainda a primeira Slingoteca Municipal a nível nacional, que proporcionará o acesso a uma variedade de porta-bebés e slings, promovendo o babywearing como uma prática benéfica para o desenvolvimento infantil. “O acto de carregaro bebé junto ao cuidador, conhecido como babywearing, tem sido associado a vários benefícios para odesenvolvimento cerebral infantil”, explicou Lucília Ribeiro, enfermeira, pioneira e idealizadora do projecto Mamã Natureza, citada no comunicado.
“A parentalidade positiva emerge como uma abordagem fundamental para enfrentar esses desafios e criar um ambiente saudável e próspero para as gerações futuras”, acrescentou.
Ao oferecer uma gama de opções de sling, a Slingoteca Municipal permite que as famílias experimentem e escolham o método que melhor se adapte às suas necessidades e preferências.
Esta iniciativa promove também uma comunidade mais unida, onde o apoio mútuo e o crescimento pessoal são valorizados.
“A slingoteca pretende promover não apenas o contacto físico entre pais e filhos, mas também o colo entre famílias. Quando uma comunidade se une para apoiar e ajudar uns aos outros, estamos a cultivar um ciclo infinito de crescimento e a fortalecer os alicerces de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.”