Pombal está a preparar uma nova estratégia de promoção turística concelhia com o foco na gastronomia e doçaria, o património natural e edificado.
No seguimento das participações na últimaBolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre 16 e 20 de Março, e na “feira da saudade” de Nanterre (Paris), o presidente da autarquia, Pedro Pimpão (PSD), revelou que pretende abordar com os colegas autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) a maneira como a representação dos municípios está a ser feita.
“Para nós, é manifestamente insuficiente para o futuro. A nossa abordagem tem de ser mais atractiva e apelativa. No âmbito da sub-região das Terras de Sicó, também temos de ter uma presença na BTL. Posso garantir que, em 2023, teremos uma participação diferente na BTL. É a nossa casa, o nosso município e necessitamos de uma posição activa e mais agressiva”, garantiu.
As declarações do presidente da Câmara surgem após as críticas da vereadora socialista Odete Alves ao modo como Pombal esteve integrado na BTL, certame que foi visitado pelos vereadores e jornalistas locais.
“Pensei que poderia assistir à promoção do turismo de Pombal. No entanto, quando lá chegámos, aquela feira muito pouco tinha, apenas uma banca, partilhada com os restantes concelhos da CIMRL, englobados num stand da região Centro”, afirmou Odete Alves, na última reunião de câmara, adiantando que, além de uns folhetos e dos “beijinhos de Pombal”, servidos na final da visita, nada viu do concelho.
Pimpão justificou que a estratégia foi definida no seio da CIMRL, admitindo que é necessário melhorá-la. “Ao longo de 2022, temos de definir uma estratégia de promoção turística do concelho”, anunciou, sublinhando que a presença na BTL teve como fim o apoio aos operadores turísticos e agências de viagens do concelho.
Concelho volta a marcar presença
Pombal estará presente no Salão do Mobiliário e do Turismo, em França, entre 20 e 22 de Maio, porém, para este certame a Unidade Concelhia de Turismo está a preparar a estratégia individual de divulgação, e em 2023, haverá também uma participação individual do concelho na Feira Ibérica de Turismo.