O Município de Porto de Mós tem garantido um financiamento superior a 9,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê a requalificação dos actuais pavilhões e a construção de novas infra-estruturas, que dotarão a Escola Secundária de Porto de Mós das condições adequadas para responder às modernas exigências técnicas e pedagógicas.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, as obras permitirão aos alunos da Escola Básica 2.º ciclo Manuel Oliveira Perpétua deixar as instalações da Corredoura, integrando assim este complexo escolar, juntamente com os alunos do 3.º ciclo, secundário e técnico-profissional.
O investimento total aprovado no âmbito deste projecto é de 9,5 milhões de euros, sem IVA, “valor bastante significativo, mas justificado pelo elevado nível de degradação das instalações da escola, pela necessidade de ampliação da mesma no âmbito da integração do 2.º ciclo e pelas próprias dimensões das áreas dos edifícios da escola”, lê-se no comunicado.
Actualmente, a escola conta com 857 alunos, prevendo-se ainda a integração de 227 alunos do 2.º ciclo da actual escola Dr. Manuel Oliveira Perpétua, sita em Corredoura, nestas infraestruturas. Após a intervenção, cuja conclusão está prevista para Junho de 2026, a autarquia estima que a Escola Secundária receba um total de número de alunos de 1.288.
Além da intervenção física nos edifícios, a candidatura aprovada prevê que as infraestruturas escolares sejam equipadas com meios digitais que contribuam para a aquisição de competências no domínio da transição digital.