Telhas que voaram, vidros partidos, carros danificados, ruas cobertas de areia e destroços, um número muito elevado de habitações e estabelecimentos comerciais com prejuízos, é o cenário na Praia do Pedrógão, depois da passagem da tempestade Leslie.
Um dos ícones da povoação, o restaurante Quebra-Mar, também conhecido por "Manel", localizado no areal, ficou arrasado.
"Começou de repente, mandei os clientes imediatamente embora e só houve tempo de eu, o meu filho e a minha nora, fugirmos os três para aqui", descreveu Manuel Quiaios ao JORNAL DE LEIRIA.
Duas horas de vento intenso, "sem haver hipótese de sair à rua", explica o empresário, deixaram o restaurante "completamente destruído".
Na Praia do Pedrógão, "basicamente todos os edifícios, uns mais do que outros, têm os telhados danificados" e "há algumas chaminés partidas", explica o vereador Ricardo Santos, da Câmara de Leiria.
Também o parque de campismo foi atingido.
Coimbrão, Monte Redondo, Monte Real e Carvide são "as zonas mais afectadas do concelho" de Leiria, segundo Ricardo Santos.
Algumas localidades mantinham-se ao final da manhã sem energia eléctrica e telecomunicações, situação que o autarca esperava ver reposta ainda este domingo.