O envio e receção de encomendas é um aspeto fundamental do comércio digital e do funcionamento da economia moderna. Os números falam por si: segundo vários estudos, o mercado global de envio de encomendas encontra-se avaliado em mais de 468 biliões de dólares, sendo que mais de 441 milhões de encomendas são recebidas todos os dias.
Longe dos grandes mercados mundiais, o envio de encomendas também afeta decisivamente o dia a dia de milhares de pequenos empresários. Num momento em que os serviços postais portugueses são alvo de contestação, cabe a cada um de nós encontrar a solução mais apelativa para enviar e receber parcelas.
Se tens um pequeno negócio que depende do envio de encomendas ou és praticamente ativo na venda e compra de bens através da Internet, chegaste ao sítio certo. Neste artigo, vamos olhar para os principais fatores que afetam o preço de envio de encomendas e partilhar algumas dicas que te podem ajudar a poupar mais do que nunca.
O que dita o preço de envio de encomendas?
A otimização do transporte de encomendas é uma preocupação central de todas as instituições que recorrem a serviços de transportadoras. Para obter o melhor preço possível, é preciso compreender quais são os fatores que afetam o custo de uma encomenda. Esta preocupação é especialmente importante para pequenas, médias, e grandes empresas cuja sobrevivência depende do volume de encomendas.
O preço de envio de encomendas é principalmente regido pelos seguintes fatores:
– Distância: Uma encomenda que parte de Lisboa para Paris será necessariamente mais cara do que uma encomenda que parte de Lisboa para, por exemplo, Coimbra.
– Tamanho da embalagem: Geralmente, enviar encomendas menores e mais leves é mais barato do que enviar encomendas grandes e pesadas.
– Velocidade de envio: Algumas transportadoras permitem que os seus clientes optem por soluções de envio mais rápidas do que o envio standard; quão mais veloz for a entrega, maior será a taxa a pagar.
– Volume de encomendas: Empresas que lidam com um grande volume de encomendas podem muitas vezes aceder a descontos especiais. Quando fornecedores compram em atacado, o preço por item diminui; o mesmo princípio é aplicado a pedidos em bulk que envolvam um número significativo de embalagens.
Para além destas causas, existem outros aspetos que afetam, ainda que indiretamente, o custo do envio de uma encomenda. Estes são os mais relevantes:
– Transportadora: Certas transportadoras oferecem preços mais apelativos do que outras, assim como potenciais promoções, parcerias, e descontos que podem ser benéficos para pequenos e grandes empresários.
– Preço do combustível: Nos Estados Unidos, mais de 72% das encomendas são transportadas por camião. Ainda que não existam dados relativos à realidade portuguesa, é inegável que as flutuações dos preços dos combustíveis podem impactar decisivamente o preço de envio de encomendas.
– Taxas e impostos: Principalmente aplicados às encomendas internacionais, estes custos acrescidos estão relacionados, por exemplo, com as taxas de importação e medidas protecionistas colocadas em prática por diferentes países ou áreas administrativas.
– Caraterísticas do produto: O envio de produtos frágeis ou perigosos, por exemplo, é mais arriscado e complexo. Para suportar o nível acrescido de risco, muitas transportadoras podem exigir pagamentos adicionais para cobrir este tipo de envio.
Compreender quais são os fatores que influenciam o preço de envio de encomendas é o primeiro passo para poupar. Mas o que pode realmente ser feito para receber e enviar parcelas a um preço irresistível?
Como poupar no envio de encomendas
Queres poupar no envio de encomendas e elevar o teu pequeno ou grande negócio? Basta seguires estas dicas:
Opta pela entrega não domiciliária
A entrega não domiciliária é um dos métodos mais eficazes para poupar no preço de envio de encomendas. Neste tipo de solução, as parcelas são depositadas em centros de entrega espalhados por pontos da cidade em vez de serem depositadas, uma de cada vez, na morada designada pelo recetor da encomenda. Consequentemente, a transportadora consegue poupar tempo e dinheiro e oferecer preços mais competitivos aos seus clientes.
A entrega não domiciliária é especialmente benéfica para pequenos empresários, mas pode ser útil para todo o tipo de organizações.
Otimiza a embalagem antes do envio
Como vimos, o tamanho e peso de uma embalagem tem impacto sobre o preço de envio da mesma. Assim, é importante escolher o packaging certo para cada encomenda, garantindo que os itens a enviar se encontram devidamente protegidos.
Caso o teu pequeno negócio envolva não só o envio como a receção de embalagens, é importante poupar em cartão e plástico através da reutilização de materiais de envio. Para além de prática e barata, esta prática sustentável contribui para o combate ao desperdício e ajuda o ambiente.
Envia em bulk
Finalmente, considera algumas das práticas logísticas que te podem ajudar a poupar no envio de encomendas, como o envio em bulk. Para explorar esta solução, é essencial contactar transportadoras e fornecedores e tentar elaborar um plano de entregas específico.
E não, não precisas de ser uma grande corporação para enviar encomendas em bulk! Muitas vezes, esta solução também é apropriada para pequenos e médios empresários.