O auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, foi palco do evento “Leiria Handball Awards/Lizsport 2023”, promovido pela página Andebol Leiria, no último sábado, onde foram reconhecidos os melhores jogadores e treinadores da modalidade, não só os que competem na região, mas também os que, sendo naturais do distrito, actuam em clubes de outras regiões e países.
Com o Prémio Reconhecimento, na categoria feminina, foram distinguidas as equipas sub-16 da Juventude Desportiva do Lis, da UD Serra e da AS Académico de Leiria. Já em sub-18, foram reconhecidas as equipas da Juventude Desportiva do Lis, do Cister Sport Alcobaça e do Nazaré BHT.
A SIR 1.º de Maio recebeu o prémio nos escalões sub-21 e seniores, sendo que, também em seniores femininas, foram reconhecidas a Juventude Desportiva do Lis, a AD IA Sports e a GB Team.
Já em masculinos, em sub-16, o Prémio Reconhecimento foi atribuído às equipas da Juventude Desportiva do Lis, NDA Pombal e Nazaré BHT. No escalão sub-18, foram reconhecidos os clubes Nazaré Dom Fuas, AC Sismaria e Nazaré BHT. O Nazaré Dom Fuas voltou a ser distinguido em seniores masculinos, ao qual se juntaram também a SIR 1.º de Maio e o Eskubaloia.
Na gala foram também entregues prémios de Mérito Desportivo, aos atletas da APD Leiria que se sagraram campeões europeus e do mundo, e aos atletas Margarida Sá Pessoa e Rita Campos (SL Benfica), Joana Graça (ABC Braga), Ana Carolina Silva (Atlético Guardés), Pedro Portela (Sporting CP), Francisco Santos (CJB Handball), Gabriel Sequeira (SL Benfica), Tiago Torgal e André Sousa (Feyenoord).
Por fim, o Prémio Projecto foi entregue à Escolinha Andebol Praia Nazaré BHT e ao Andebol Legends, ao passo que João Manuel Chicharro foi reconhecido com o Prémio Homenagem.