O Presépio de Filipe Ferreira voltará a ganhar vida no Edifício da Resinagem, no centro da Marinha Grande, e poderá ser visitado de 1 de Dezembro 2023 a 7 de Janeiro de 2024, sendo que a entrada é gratuita.
Aquele que é já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região tem a autoria do contabilista, de 34 anos, que dedica parte dos seus tempos livres a criar peças para esta representação, contando com a colaboração de Vítor Lopes, José Paulo Ferreira, José Augusto Ferreira e José Mota.
Este Presépio retrata o Nascimento do Jesus e também, tal como é característico do Presépio Tradicional Português, os usos, costumes e tradições do País.
“Nesta edição o Presépio ocupará uma área de cerca e 60 metros quadrados, com cerca de duas mil figuras e centenas de acessórios e outras peças criadas pelo autor”, realça o próprio, em nota de imprensa.
Este Presépio tem ainda a particularidade de aliar movimento, que anima mais de 200 figuras, prossegue Filipe Ferreira.
“Entre as velas dos moinhos a rodar, o homem a tocar os sinos da igreja, a procissão em movimento, os homens a varejar as oliveiras ou a ceifar o trigo, ou os Reis Magos a aproximar da gruta, as figuras em movimento dão ainda mais beleza e vida a esta obra”, nota o autor.
Este ano, além das melhorias feitas a peças existentes, há elementos novos, como é o caso da Escola Primária, entre outras novidades.
O Presépio pode ser visitado de quarta-feira a domingo e aos feriados, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
A inauguração está agendada para as 17:15 horas do dia 1 de Dezembro.