A empresa de Bernardo Carreira, 8000 Kicks, lançou “as primeiras sapatilhas de corrida do mundo feitas à base de cânhamo”. E o sucesso da insígnia de Mira de Aire foi instantâneo. Em três semanas, foram vendidos 600 pares de sapatilhas, conta Bernardo Carreira ao nosso jornal.
O mercado norte- americano foi aquele que mais aderiu à novidade. Em branco, preto ou rosa, os novos Hemp Runner, de corrida de alto desempenho, contam com placa de carbono na sola, para uma alta performance, especifica o jovem empreendedor.
Todo o conceito foi desenvolvido pela empresa de Mira de Aire, embora,[LER_MAIS] por falta de componentes no mercado nacional, o fabrico esteja a decorrer na China, justifica Bernardo Carreira.
Novidade é também a inauguração da loja física da 8000 Kicks, que irá inaugurar na LxFactory, em Lisboa, em Abril, adianta o CEO.
Recorde-se que a ideia de desenvolver calçado de cânhamo partiu de Bernardo Carreira, quando tinha apenas 24 anos. Licenciado em Gestão pelo ISCTE, com mestrado em Negócios, realizado nos Estados Unidos, o jovem de Mira de Aire convenceu a avó, então septuagenária, experiente em têxteis, a embarcar consigo num projecto de produção de sapatilhas feitas à base de fibras de cânhamo.
O negócio tem corrido de feição. Hoje, com 30 anos, Bernardo Carreira é responsável por uma insígnia que comercializa vários modelos de ténis, botas, mochilas, carteiras, entre outros artigos feitos à base de cânhamo.
A 8000 Kicks emprega directamente seis pessoas e, indirectamente, cerca de 30.
Altamente exportadora, apenas cerca de 10% da sua produção é destinada ao mercado nacional. Estados Unidos e Alemanha são os seus principais mercados, onde a marca está presente em 15 e 30 lojas, respectivamente. Registou em 2023 um volume de negócios de mais de um milhão de euros, numa tendência que é, desde sempre, de crescimento, salienta Bernardo Carreira.