Está em fase de elaboração de projecto a abertura de um novo arruamento em Mira de Aire, para melhorar o acesso entre o centro e a zona alta da vila, criando outra ligação entre as ruas General Humberto Delgado e das Grutas.
O projecto inclui ainda a criação de um parque de estacionamento, explicou o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, na última reunião de executivo, em resposta a um pedido de esclarecimentos do vereador Paulo Nobre (PS).
A nova zona de aparcamento ficará localizada em frente ao designado Edifício Palmeira no espaço antes ocupado por quatro casas devolutas que foram adquiridas pela câmara e já demolidas.
Jorge Vala adianta ao JORNAL DE LEIRIA que o estudo prévio para a intervenção será apresentado numa das próximas reuniões de câmara, devendo o projecto ficar concluído ainda este semestre.
O objectivo é que a obra do parque de estacionamento, “semelhante àquele que foi criado junto à Casa da Cultura”, avance este ano. “O novo arruamento está ainda dependente das negociações com privados para a aquisição das parcelas necessárias”, acrescenta Jorge Vala, adiantando que ainda só há acordo com dois dos proprietários.
O autarca realça a importância da obra, que permitirá “desafogar” aquela parte da vila, facilitando ainda o acesso à zona das grutas e ao MIAT – Museu Industrial e Artesanal do Têxtil. A circulação de peões também sairá beneficiada, uma vez que, com a abertura do novo arruamento, a actual via será pedonalizada.