A exposição “Fotografia: construção e problematização da memória”, um projecto artístico de alunos de licenciatura de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, inaugura dia 11 de Fevereiro, às 16 horas, no Museu de Leiria.
Com curadoria de Rita Gaspar Vieira, o projecto habita o Museu de Leiria, no âmbito de uma colaboração desta instituição com a licenciatura de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar – Unidade Curricular Fotografia: Pensamento crítico, contextual e teórico, problematizando o papel da fotografia na atualidade, como meio e agente de definição, criação, ativação e questionamento da memória.
Segundo Rita Gaspar, através deste projecto foi proposto aos alunos que respondessem ao desafio de relacionar as suas práticas individuais com o lugar Museu de Leiria, focando a sua acção no espaço de recepção e convívio desta instituição, refere uma nota de imprensa da autarquia de Leiria.
“Jovens artistas ou, antes de mais, estudantes, colocam-se diante do seu tempo para ‘olhar’ – construir e problematizar memórias pessoais, familiares, mas também memórias distantes ou até especulativas e imaginárias, desenvolvendo narrativas não lineares, capazes de suscitar instigantes genealogias da semelhança, que se actualizam sempre que entramos no museu”, explicou a curadora, citada no comunicado.
Andreia Maio, Bruna Honório, Joana Reis, Hugo de Malainho Garcia, Soraia Silva, Tatiana Santos, João Corvo, Hindra Paz, Maria João Martins, Sara Fortunato, Patrícia Miranda, Margarida Medeiros, Francisco Júlio, Alexandre Ribeiro e Cynthia Mendes são os alunos finalistas da licenciatura de Fotografia, cujos trabalhos patentes na exposição demonstram a amplitude teórica e artística desta formação, mas também e sobretudo, a sensibilidade criativa destes jovens.
“Fotografia: construção e problematização da memória” estará patente até ao final de 2023 e poderá ser visitado todos os dias, entre as 9:30 e as 17:30 horas, no Museu de Leiria.