O artigo académico A teacher’s perception of the co-creation and personalisation of an Immersive Web Environment, que envolve alunos da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, do Agrupamento de Escola de Porto de Mós, foi seleccionado para ser apresentado, nos formatos de poster académico e vídeo, na 13.ª conferência internacional da European Alliance for Innovation “ArtsIT, Interactivity & Game Creation”, na universidade New York, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Nesta conferência, que decorreu entre 13 e 15 de Novembro de 2024, foi divulgado o trabalho feito pelos alunos do 7.ºA-MA e 7.ºB-MA no ano lectivo 2022/23 (actuais turmas de 9.º ano), nas disciplinas de Inglês e Programação e Robótica, no âmbito de um projecto de doutoramento em Ambientes Web Imersivos, da Universidade de Aveiro, e com o qual estas turmas colaboraram de forma activa, refere uma nota publicada no facebook da escola.
Segundo o resumo publicado no ResearchGate, o artigo de doutoramento na Universidade de Aveiro assinado por Barbara Cleto, Carlos Santos e Mário Vairinhos, apresenta o desenho de um estudo que visa explorar se o facto de os alunos, em colaboração com os seus professores (ou professor), co-criarem Ambientes Web Imersivos (IWE). “Permite-lhes reflectir e analisar a forma como aprendem. Assim sendo, pretende-se compreender se a co-criação e personalização de um IWE pode promover a metacognição”, refere.
O artigo centra-se, sobretudo, “no planeamento e desenho da experiência a implementar, bem como a definição (elaboração ou adaptação) dos instrumentos de recolha de dados, com base na revisão de literatura realizada até ao momento e nas percepções de um grupo de professores, relativamente à construção e customização de ambientes web imersivos, resultantes da oficina de formação”.
“Na oficina de formação, os professores tiveram a oportunidade de conhecer e explorar ambientes web imersivos para que os possam integrar no processo de ensino e aprendizagem. Conceituaram e desenharam actividades didáctico-pedagógicas para o ambiente, tendo customizado o IWE de acordo com a actividade pedagógica planificada, para leccionar os diferentes conteúdos relacionados com a sua disciplina, bem como com as suas áreas disciplinares.”