Designado por LeiriaBike, o projecto-piloto é promovido pela Câmara de Leiria e tem como objectivo desenvolver a prática do ciclismo em escolas do ensino básico do concelho.
Com início previsto para a próxima terça-feira, dia 3, o projecto irá também incluir a capacitação em áreas complementares como mecânica básica e manutenção de bicicletas, cidadania e segurança rodoviária.
Em comunicado, a Câmara explica que o projecto será implementado “de forma adequada ao contexto local, com um modelo flexível e progressivo”, através do estabelecimento de um protocolo de parceria entre o Município, a Decathlon e os agrupamentos de escolas do concelho.
“Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para o desenvolvimento harmonioso e ambiental sustentável da cidade de Leiria, promovendo, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empreendedores junto das comunidades escolares e, em particular, dos alunos”, refere aquela nota de imprensa.
O LeiriaBike será planeado e implementado de acordo com o calendário escolar, nas instalações dos estabelecimentos de ensino e de forma gratuita, acrescenta a Autarquia.
O projecto visa ainda a promoção da prática do ciclismo junto de alunos com deficiência, promover o acesso da bicicleta às escolas (estruturas e redes de apoio, planos de mobilidade, entre outros), e estimular a realização de eventos, workshop e outras acções de promoção e divulgação.
O projecto terá início na Escola EB1 dos Marrazes e no Centro Escolar dos Parceiros, envolvendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, num total de 150 alunos.
Por turma será assegurado um mínimo de 10 aulas (duas semanais), com duração de 45 minutos, envolvendo um técnico superior de desporto do Município, um técnico da área do ciclismo da Decathlon Leiria e um professor de cada agrupamento escolar.
Actualmente “apenas 0,5% dos portugueses utilizam as bicicletas como meio de transporte principal, muito abaixo da média europeia, que é de 7,5%”, salienta a nota de imprensa da Câmara de Leiria.