A Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL), em Leiria, participou com dois projectos na Mostra Nacional de Ciência 2023, uma organização da Fundação da Juventude, que junta jovens cientistas nacionais e internacionais.
Indicadores de Segurança Alimentar num Prato Confecionado, nos seus manipuladores e suas superfícies de contacto foi a proposta levada pela aluna Diana Pereira.
Segundo a descrição, neste projecto são determinados indicadores de segurança alimentar através de meios de cultura.
“A importância de uma análise microbiológica aos alimentos e pratos confeccionados tem o objectivo de prevenir doenças ou a sua origem e, se possível, encontrar forma de evitar que ocorram junto dos consumidores”, refere o resumo do projecto.
A aluna Íris Crespo, também da ESFRL, levou ao evento o projecto Controlo microbiológico de produtos hortícolas produzidos em solo e por aquaponia.
O objectivo deste trabalho é o controlo microbiológico para verificar se existe contaminação por coliformes totais, E. Coli e B. Cereus. “As plantas analisadas foram a alface e a hortelã, tendo-se procedido à pesquisa nas folhas e raízes das amostras recolhidas em ambos os sistemas.”
Apesar de não terem sido detectados coliformes totais e E. Coli, o número de UFC/g B. Cereus encontrado nas folhas produzidas em agricultura tradicional estava a um nível “não satisfatório”. Estes projectos científicos foram eleitos entre um total de 69.