A autarquia de Porto de Mós apresentou o Projecto de Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós, que apresenta várias propostas para “tornar aprazível ao visitante a área circundante” à fortaleza.
A autarquia propõe a extensão da área visitável à zona da Fonte do Castelo, área de “valor patrimonial e paisagístico”, pela presença dos elementos arquitectónicos, contexto geomorfológico do terreno e presença de uma mancha remanescente de floresta autóctone de carvalho-cerquinho, “que estabelece a transição para o mosaico agrícola que se estende na paisagem”.
Entre as medidas previstas estão a promoção do alargamento da rede de circuitos entre o castelo e a sua envolvente, através de um acesso pedonal, melhoria das condições dos percursos pedonais de melhores condições de mobilidade, melhoraria da qualidade estética e paisagística do local, reabilitação da Fonte do Castelo, incluindo a escadaria de acesso, intervenção no âmbito lúdico-pedagógico nos espaços e valorização dos espaços naturais e culturais existentes.
O plano prevê ainda a requalificação do local de paragem de autocarros e de veículos ligeiros, reduzindo o acesso de automóveis às imediações do castelo.
Propõe ainda uma nova zona de lazer com um miradouro e o acesso pedonal à rede de percursos de acesso ao castelo e à Fonte do Castelo, através de uma escadaria em madeira.