Uma sala do pré-escolar da escola dos Capuchos, em Leiria, foi encerrada pelos responsáveis da Protecção Civil devido a problemas na estrutura. As 20 crianças vão ser instaladas provisoriamente numa casa de madeira que existe no estabelecimento de ensino, que será alvo de obras para garantir as melhores condições para as actividades.
Entretanto, estão previstas intervenções de fundo no estabelecimento de ensino, que visam um melhoramento do edifício e a ligação física entre o pré-escolar e o 1.º ciclo, permitindo assim o melhor aproveitamento do refeitório.
Segundo explicou Nelson Cardoso, adjunto da directora para o pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis, a sala em causa estava a ser monitorizada há algum tempo, devido aos problemas estruturais que apresentava.
“A direcção e a associação de pais têm vindo a manifestar a sua preocupação e foram feitos alertas. A Protecção Civil foi acompanhando a evolução da estrutura e na última vistoria entendeu, como prevenção, encerrar a sala.”
[LER_MAIS] Nelson Cardoso adianta ainda que vão ser feitas “algumas intervenções para que a situação não se agrave” e informa que a “requalificação da escola está prevista a médio prazo”, mas “são obras que demoram sempre o seu tempo” e que “não vai resolver, para já, o problema desta sala”.
O professor explica que a resposta para este problema poderia passar pela casa de madeira ou pelo salão, onde funcionam as actividades de complemento à família e onde as crianças brincam quando está a chover. A primeira opção será a mais viável, embora careça de pequenas adaptações.
A Câmara de Leiria informa que está a avaliar o tipo de obra mais adequado para a sala em causa e só depois poderá saber-se o tempo que demorará. A autarquia acrescenta que a “ideia é intervir de forma a possibilitar a requalificação do próprio jardim de infância”, confirmando que está em “fase de projecto” uma maior intervenção no estabelecimento de ensino.