É uma autêntica chuva de eventos que vai celebrar o Dia Mundial da Oliveira, assinalado a 26 de Novembro, um pouco por todo o País.
O projecto transnacional OLIVE4ALL, co-liderado pelo Politécnico de Leiria, dá o pontapé de saída para 113 actividades de Norte a Sul de Portugal, em 32 municípios das regiões Norte, Centro e Alentejo, interessados em valorizar o olivoturismo.
O propósito de todos os eventos programados é simples: sensibilizar os consumidores para a importância do património oleícola e olivícola, essencial na região do Mediterrâneo.
Portugal está entre os cinco maiores produtores mundiais de azeite e, nos últimos anos, tem-se assistido a uma diminuição da produção, devido, entre outros factores, à escassez de água.
A UNESCO consagrou o dia 26 de Novembro como Dia Mundial da Oliveira, uma árvore que, além de dar um fruto capaz de ter múltiplas utilizações, tem uma forte componente simbólica, já que representa a paz entre os homens e é símbolo da actividade humana em paz com a natureza.
Pela região de Leiria, as actividades do Dia Mundial da Oliveira vão acontecer nos concelhos de Ourém, Porto de Mós, Castanheira de Pera e Peniche.
Partindo do Norte do distrito de Leiria, Castanheira de Pera celebra a oliveira a 29 de Novembro, com um programa que começa às 10 horas com a visita ao Lagar do Bolo, um lagar que ainda produz azeite de forma artesanal.
A proposta para o almoço inclui provas de azeite e um menu de degustação ou almoço volante, no Lagar Museu do Corga, um espaço museológico que preserva a história da produção artesanal do azeite. É no mesmo local que se prossegue com a reprodução do documentário Lugares e Lagares, a partir das 15h30.
Em Ourém, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça recebe uma prova de degustação de azeites, pelas 10 horas, e, meia hora depois, está agendada uma visita ao Museu do Azeite de Fátima.
No concelho vizinho, em Porto de Mós, o 26 de Novembro começa com uma visita a um olival, subordinada ao tema ‘Conhecer Oliveiras centenárias e colheita da azeitona’, com ponto de encontro no Centro Interpretativo Atividades e Natureza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – Alvados, pelas 9:45 horas.
O Lagar Cooperativo de Alvados vai abrir as portas aos participantes, a partir das 11:30 horas, e será explicada a diferença entre os vários tipos de azeitona e azeites. No mesmo local, ao meio-dia, decorre ainda uma prova de azeites, que comprovará a matéria leccionada.
Ao Município de Porto de Mós, que organiza os eventos, associam-se a Vertigem – Associação Promoção do Património, a Ingrediente Mourisco e a Apoac – Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiro.
Mais a Sul, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste será o epicentro das actividades em Caldas da Rainha. O Dia Mundial da Oliveira arranca com provas de azeite no anfiteatro técnico e, para o almoço, o estabelecimento de ensino propõe um menu onde o azeite une todos os ingredientes numa explosão de sabores, no restaurante pedagógico Mestre Ferreira da Silva.
A tarde inclui uma actividade cultural promovida pelos alunos da escola de hotelaria e uma mesa redonda com o tema ‘A evolução da oliveira e do azeite em Portugal’, culminando com um lanche de biscoitos de azeite.
Peniche promove também uma exposição de património olivícola, com artefactos cedidos por estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, além de provas de azeite DOP e degustação de receitas à base deste ouro líquido.