No seu discurso de encerramento das Legislativas 2019, António Sales, presidente da distrital de Leiria do PS, considerou que esta foi uma "grande vitória a nível regional", dando os parabéns a Raul Castro, o cabeça-de-lista, por ter conseguido "um grande e extraordinário resultado".
O responsável político sublinhou ainda a vitória socialista a nível nacional nestas eleições legislativas.
Já Raul Castro também afirmou que "ano após ano temos vindo" o PS tem vindo a subir no número de votos e a aproximar-se do PSD. "Afastámos esse hiato. Alcançámos mais um deputado e recuperamos em quase todos os concelhos, mas não estamos totalmente satisfeitos. Gostaríamos de ter ganhado no distrito. Tal não foi possível. Vamos com os quatro deputados que elevemos tentar fazer o trabalho a que nos propusemos."
O PS ficou a 5442 votos do PSD.
Castro vai amanhã entregar a sua carta de renúncia ao mandato de presidente da Câmara de Leiria. "Ando ao sabor da lei e não de um e de outro", disse numa alusão às críticas do PSD por ter apenas suspenso o mandato durante a campanha eleitoral.
Do lado do PSD, uma comovida, Margarida Balseiro Lopes, cabeça-de-lista pelo PSD, recordou que há apenas um mês as expectativas de "manter o distrito laranja" pareciam ensombradas, mas que o trabalho de toda a equipa, da concelhia, da jota e de muitos militantes acabou por ter sucesso.