A PSP deteve dois homens que se encontravam fugidos à justiça, um dos quais com um vasto registo criminal.
Segundo um comunicado da PSP, o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública informa que, na presente semana e na sequência de mandados de detenção pendentes para cumprimento de pena de prisão efectiva, promoveu à detenção de dois homens nas cidades de Peniche e Caldas da Rainha.
Um homem de 22 anos, que em Agosto de 2022 integrava um grupo de indivíduos, quando agrediu com recurso a uma arma branca um grupo de três turistas italianos que passavam férias na cidade e desfrutavam das suas ruas e atracções, foi detido em Peniche, cidade onde ocorreu o crime.
A PSP relata que o crime aconteceu “sem qualquer razão aparente”. “Ao cruzarem-se com o referido grupo, o detido espetou uma faca num dos turistas italianos ficando esta cravada nas costas, tendo mesmo chegado a correr risco de vida”, acrescenta a nota de imprensa.
À data, a acção inicial da patrulha da PSP de Peniche “fora fulcral para a descoberta do autor do crime, com a apreensão de objectos relacionados com a prática do crime e identificação de testemunhas, contribuindo de forma decisiva para as diligências subsequentes desenvolvidas pela PJ”.
O detido, “com um vasto historial criminal, quase sempre relacionado com agressões e tráfico de estupefacientes”, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, para o cumprimento de cinco anos e oito meses de prisão efectiva.
Antes foi sujeito, no âmbito de uma investigação pela PSP, a um acto de reconhecimento pessoal, por ser suspeito de um outro crime de ofensas à integridade física, ocorrido este ano, no qual agrediu um homem de 49 anos com recurso a uma garrafa de cerveja e pedras da calçada. “O visado veio a ser positivamente reconhecido.”
Através de uma equipa da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Caldas da Rainha, resultando do trabalho de recolha de notícias e informação com vista à captura de arguidos com localização e paradeiro desconhecidos, localizou e deteve, em Caldas da Rainha, um homem de 59 anos que se encontrava há cerca de cinco anos em parte incerta, após condenação por crime de furto qualificado, ocorrido no concelho da Amadora.
O detido foi entregue no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha para cumprir três anos e dez meses de prisão efectiva.