Os agentes da Esquadra de Alcobaça tiveram de recorrer ao uso de gás pimenta para deter um suspeito alcoolizado, que ameaçou e injuriou os polícias, tendo, inclusive danificado uma porta nas instalações da PSP, num dos vários ataques de fúria.
Segundo uma nota do Comando Distrital da PSP de Leiria,o homem de 39 anos foi detido, no dia 28, por resistência e coacção sobre agente de autoridade. Pelas 22:20 horas, uma equipa policial da esquadra local foi chamada para uma desordem envolvendo algumas pessoas na via pública.
“Após rápida chegada ao local, verificaram que um cidadão teria sofrido uma queda enquanto conduzia um ciclomotor e quando várias testemunhas foram em seu auxílio, o mesmo adoptou um comportamento de evidente exaltação para com aqueles”, lê-se na nota de imprensa.
O comportamento do suspeito não melhorou à chegada dos agentes, que foram insultados com expressões vernáculas, ameaçados, bem como desafiados fisicamente para eventual troca de agressões.
Apesar da ordem para pôr fim à sua atitude, o homem ignorou. “Fruto do seu evidente transtorno do momento e face ao odor a substâncias alcoólicas que emanava, foi necessário utilizar meios coercivos de baixa potencialidade letal (gás pimenta), de modo a efectivar a detenção, evitando danos físicos maiores para o visado e demais transeuntes e clientes.”
O suspeito foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, devido à queda que havia sofrido enquanto conduzia o ciclomotor.
Com antecedentes criminais pela prática de outros crimes, o detido foi libertado, após ter sido ouvido por um juiz de instrução, aguardando julgamento em processo sumário, a ocorrer nos próximos dias.