Diana Silva parte no sábado para representar Portugal e Leiria no Campeonato do Mundo por Grupo de Idades, onde cumprirá a sua quinta participação consecutiva na disciplina de trampolim individual.
Apenas com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, que assume o custo da viagem, a atleta do Trampolins Clube de Leiria encontrou na venda das pulseiras, da sua autoria, uma forma de angariar fundos para ajudar os pais e o clube a suportarem os restantes custos da deslocação.
“A ideia foi minha e a minha mãe incentivou-me a publicar nas redes sociais. Tenho tido alguma procura”, afirma Diana Silva, que já pôs o pai e a mãe a fazerem as pulseiras consigo.
Aos 16 anos, a jovem tem objectivos bem traçados para este Mundial, que se realiza em Sofia, na Bulgária, entre os dias 23 a 27 deste mês: “subir ao escalão Elite sénior”. Se ficar bem posicionada poderá ainda garantir o estatuto de esperança olímpica.
Diana Silva já assinou quatro contratos de alto rendimento com a Federação Portuguesa de Ginástica e o Instituto Português de Desporto e da Juventude.
Apesar do dever da federação em proporcionar ao ginasta as condições para a sua evolução técnica, recebendo uma verba do Governo para tal, a atleta nunca foi contemplada com qualquer apoio.
A jovem sabe que as regras do jogo ditam que as viagens para participar em competições, mesmo que internacionais, são suportadas pelos ginastas, mas admite a tristeza por falta de apoio financeiro, ao contrário do que se verifica no futebol. “Se os pais ou os clubes não tiverem dinheiro não conseguimos ir”, lamenta, agradecendo o apoio da autarquia.
Rodrigo Coelho, da Serrana, Guilherme Gomes, do Ateneu de Leiria, e Maria Carvalho, ex-ginasta do TCL, actualmente no Lisboa Ginásio Clube, são os restantes atletas do distrito que vão participar no Campeonato do Mundo por Grupo de Idades.