Foi um marco histórico de uma iniciativa que já é memorável em Leiria. Na última noite de quarta-feira, quase 600 pessoas juntaram-se à comemoração das 500 edições da Brisas do Lis Night Run, uma iniciativa que há mais de dez anos corre e caminha pelas ruas da cidade.
O espírito de união e companheirismo saiu reforçado daquela noite e Vítor Santos, um dos mentores desta iniciativa e coordenador do NEL – Pédatleta, confessa que as suas expectativas foram ultrapassadas.
“Apareceu muita gente que começou e que criou grupinhos, ontem acabaram por confraternizar”, comentou o mentor.
A Brisas do Lis Night Run dividiu-se na corrida verde (13 quilómetros), corrida roxa (nove quilómetros), corrida vermelha (oito quilómetros) e ainda uma caminhada com cinco quilómetros, com passagem pelos locais mais emblemáticos da cidade de Leiria. O percurso estendeu-se ainda ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
“Não é fácil manter uma actividade destas”, realça Vítor Santos, ao mencionar os cerca de 20 voluntários que, todas as quartas-feiras, garantem a realização do evento.
A “boa união entre os voluntários” é um dos segredos para a longevidade da Brisas do Lis Night Run. A festa contou com um bolo de 40 quilogramas, confecionado pela Sar&Doce, além de copos personalizados alusivos à comemoração, dos SMAS, crachás produzidos pela Leiripantone e ainda t-shirts oferecidas pelo Município de Leiria.
Pela dedicação ao evento, Vítor Santos foi homenageado pela União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e pelo Município de Leiria.
“Penso que as pessoas gostam e ontem senti o carinho da parte dos leirienses. Enquanto pudermos, vamos continuar a pôr as pessoas a mexer”, garante Vítor Santos.
Agora, o objectivo é outro: chegar às 1.000 edições.