Quase dois terços (65%) das empresas viram a sua facturação aumentar em 2022, uma percentagem superior à de 2021 e ainda mais face à que foi alcançada em 2019, onde 53% das empresas aumentaram as vendas, aponta a Informa D&B.
Segundo a agência (que analisou o desempenho do tecido empresarial numa perspectiva global e sectorial, de acordo com indicadores como volume de negócios, exportações, resultados líquidos, custos operacionais e emprego), o volume de negócios agregado do tecido empresarial cresceu 24% face ao ano anterior (+82,5 mil milhões de euros).
“Mesmo descontando a inflação, o crescimento real do volume de negócios das empresas em 2022 foi superior a 15%”, acrescenta a Informa D&B.
De acordo com Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da agência, “os números que apurámos sobre o desempenho das empresas em 2022, além de serem positivos em si mesmo, mostram dois outros dados muito relevantes: o crescimento acontece a seguir a um ano em que estes indicadores já tinham mostrado crescimentos significativos. Além disso, todos os indicadores estão também acima de 2019, um ano que é ainda uma referência, por ser o último antes de um conjunto de eventos que introduziram forte instabilidade, tais como a pandemia e a guerra na Ucrânia.’
A análise da agência conclui ainda que, em todos os sectores de actividade, mais de metade das empresas viu, em 2022, crescer a sua facturação face a 2021.
Sectores que sofreram impactos mais acentuados da pandemia de Covid-19, como o alojamento e restauração, transportes ou serviços gerais, registam em 2022 os maiores crescimentos, respectivamente 65%, 29% e 27%, nota a Informa D&B.