Quatro atletas do distrito de Leiria estão na lista de finalistas para os prémios de Desportistas do Ano 2023, considerados os ‘Óscares’ do desporto português e promovidos pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Os finalistas foram anunciados na sexta-feira e Auriol Dongmo, radicada em Leiria, praticante da modalidade de lançamento do peso, é candidata a ganhar pela segunda vez o prémio de melhor atleta feminina, que já recebeu em 2022.
Também o ciclista João Almeida, natural de Caldas da Rainha, que conquistou o terceiro lugar na Volta a Itália em 2023, uma das competições mais consagradas do ciclismo mundial, é candidato ao galardão de melhor atleta masculino.
Na mesma modalidade, António Morgado, igualmente natural de Caldas da Rainha, está seleccionado para a categoria de Jovem Promessa.
Por sua vez, Gabriel Mendes, seleccionador nacional de ciclismo de pista e natural da Marinha Grande, é nomeado na categoria de Melhor Treinador.
Os vencedores serão escolhidos através de uma votação online realizada por presidentes de federações desportivas, presidentes de outras organizações desportivas e outras personalidades.
Os resultados serão anunciados na 27.ª Gala do Desporto de Portugal, organizada pela CDP, que se realizará no dia 3 de Maio no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.