A insegurança sentida por algumas pessoas não é acompanhada pelo número de queixas apresentadas no Comando Distrital da PSP de Leiria.
Depois de alertas sobre perseguições a jovens – a polícia desmentiu a sua veracidade – têm surgido relatos de assaltos e de falta de policiamento, sobretudo à noite, no centro histórico de Leiria, assim como informações de falta de efectivos que demoram a chegar às ocorrências.
Segundo dados da PSP de Leiria, entre Janeiro e Outubro de 2019, registaram- se 1.314 furtos e 134 roubos, tendo- se verificado em igual período do ano passado 1.269 furtos e 133 roubos.
“Em termos homólogos, o ano de 2021 apresenta uma tendência de diminuição dos furtos (-6,2%) e igualmente dos roubos (-23,9%).”
[LER_MAIS]Dias antes de assumir a liderança do Comando de Santarém, Paulo Quinteiro avançou ao JORNAL DE LEIRIA, que a PSP de Leiria “possui os meios humanos e materiais considerados adequados ao cumprimento da sua missão”. “Durante o dia circulam, no concelho de Leiria, vários meios policiais afectos às diversas valências da PSP, sendo atribuídas missões específicas destinadas a aumentar a visibilidade pública dos polícias uniformizados, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos nossos concidadãos”, salientou o comandante.
O responsável lembrou ainda que “a par desta actividade, a adopção dos sistemas de videovigilância é igualmente fundamental para a segurança de espaços públicos”.
“Não sendo substitutiva da presença policial, é instrumental para a actividade de vigilância, de prevenção e poderá ser muito importante ao nível da investigação criminal em determinadas circunstâncias, devendo apostar-se num policiamento assente em maior incorporação de tecnologia.”
Confrontado com a hipótese de aumentar o número de agentes a pé, o comandante diz que “tendo em conta a multiplicidade de ocorrências policiais, o seu grau de gravidade e os meios tecnológicos de apoio, a PSP responderá e estará presente sempre e onde for necessária a sua intervenção”.
O comandante acrescentou que a PSP “efectuará acções de prevenção e visibilidade, dirigindo o seu efectivo para os locais previamente identificados, ou intervirá, através da reacção policial às ocorrências comunicadas ou verificadas/acompanhadas pelo sistema de videovigilância implementado na cidade de Leiria”.