Os trabalhos de reabilitação da Casa dos Pintores, em Leiria, iniciaram-se hoje depois do aparecimento de fissuras na estrutura na sequência de um abatimento de terras na Rua Acácio Paiva, no centro histórico.
A empreitada inclui o tratamento das fissuras e a reabilitação das paredes, bem como intervenção na cobertura, nos revestimentos interiores e exteriores, o tratamento de madeiras, a recuperação de cantarias e trabalhos nos sistemas eléctricos e de segurança.
O terreno que abateu também foi intervencionado.
Com um prazo previsto de 150 dias, a obra tem um custo estimado em 159.600 euros e, estando a zona em constante monitorização, é expectativa do Município que os problemas na rua e na Casa dos Pintores fiquem resolvidos e que o espaço possa reabrir ao público no segundo trimestre do próximo ano, lê-se numa nota de imprensa.
A Casa dos Pintores integra o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e deve o seu nome à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, uma peça de arquitectura histórica relevante que se destaca da malha urbana medieval, por representar o tipo de habitação mais antiga no centro histórico de Leiria.