A lista de vencedores da iniciativa organizada pela Vida Imobiliária com a Promevi é conhecida desde 10 de Maio e premeia 11 projectos em Lisboa, Porto, Guimarães, Ponta Delgada e Viseu, em várias categorias.
Esta quarta-feira, o Município de Leiria anunciou que a obra de requalificação do Castelo de Leiria, que concorria na categoria Impacto Social, não tendo vencido, mereceu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Esta distinção junta-se a outras conhecidas recentemente: a nomeação da reabilitação da Igreja Nossa Senhora da Pena para o Prémio Nacional do Imobiliário e a classificação de Ícone de Referência Nacional atribuída ao Castelo de Leiria, a par do m|i|mo – museu da imagem em movimento.
Para a vereadora da Cultura no Município de Leiria, Anabela Graça, “a intervenção feita no Castelo é a prova dada da importância da reabilitação do nosso património cultural e da dinâmica daí consequente, que se reflecte não só neste tipo de prémios e atribuições, mas principalmente no número de visitantes que o espaço alcançou desde a sua reabertura”.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências, nomeadamente o contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação do mercado, o impacto e valor social e a capacidade de induzir mudança no tecido urbano.
O Castelo de Leiria foi objecto de uma intervenção de grande dimensão entre 2019 e 2021, tendo recebido, desde a reabertura a 22 de maio do ano passado até 21 de maio deste, 139 mil visitantes.