O sistema da Valorlis, que abrange os concelhos Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, recolheu, no último ano, 17.242 toneladas de resíduos através dos ecopontos. Esse valor, representa um aumento de 4% face a 2022.
Em comunicado, a empresa responsável pela valorização de resíduos urbanos naqueles municípios adianta que o maior aumento registou-se no papel/cartão, com um total de 6.662 toneladas recolhidas, valor que se traduz num incremento de 8% em relação a 2022.
Já no ecoponto amarelo, que corresponde às embalagens plásticas/ metálicas/ ECAL, foram depositadas 4.463 toneladas, ou seja, mais 3% relativamente ao ano anterior.
Em relação ao vidro, os dados indicam um total de 6.117 toneladas recolhidas, “número que se manteve semelhante ao ano anterior”, assinala a Valorlis.
A nota de imprensa destaca ainda o envio para reciclagem de outros materiais recebidos, como equipamentos elétricos e eletrónicos, verdes, sucata e madeira que, em 2023 resultaram num total de 691 toneladas.
Citada naquele comunicado, Marta Guerreiro, administradora-executiva, considera que os resultados obtidos indicam que os munícipes da área de actuação da empresa “continuam comprometidos com a causa da reciclagem e disponíveis para colaborar neste esforço de tornar a região uma referência em matéria de reciclagem”. “Este é um esforço conjunto que pretendemos continuar a potenciar”, acrescenta a responsável.