A praia do Salgado, na Nazaré, é a novidade na lista de estâncias balneares do distrito que, este ano, vão hastear a Bandeira Azul, um galardão que distingue as praias pela qualidade das águas e dos equipamentos e serviços disponibilizados. No total, a região contará, em 2019, com 16 bandeiras, mais uma do que no ano passado, precisamente a do Salgado.
De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade responsável pela atribuição do galardão, Peniche continua a ser o concelho da região com maior número de bandeiras azuis, com um total de sete: Balear Norte, Baleal Sul (a praia do distrito que mais vezes foi distinguida), Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, São Bernardino e Medão Supertubos.
Além destas estâncias, mantêm o galardão de qualidade as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão-Centro (Leiria), Paredes de Vitória e São Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré e Salgado (Nazaré), Foz do Arelho-Lagoa e Foz do Arelho-Praia do Mar (Caldas da Rainha).
O Agroal, praia fluvial localizada em Ourém, continuará também a hastear o galardão. A Marinha [LER_MAIS] Grande não regista qualquer praia distinguida, porque, à semelhança de anos anteriores, o Município não apresentou candidatura por discordar dos critérios de atribuição.
A nível nacional, serão 352 praias com Bandeira Azul, mais 20 face a 2018. Do total de estâncias balneares distinguidas, 317 são costeiras e 35 fluviais.
Em comunicado, a vereadora do Ambiente da Câmara de Leiria, Ana Esperança, considera que a atribuição da Bandeira Azul ao Pedrógão constitui “um reconhecimento do trabalho desenvolvido no sentido de garantir as melhores condições do ponto de vista ambiental e estrutural nesta praia”.
A autarca expressa ainda a intenção de o Município continuar “a trabalhar para que esta praia seja, a cada ano que passa, mais sustentável e acessível a todos, também com o propósito de afirmar a única praia do concelho de Leiria como um dos mais atractivos destinos de férias da região”.