A Infraestruturas de Portugal já iniciou a operação Peregrinação Segura Fátima 2023, que vai decorrer até ao dia 13 de Maio. Entre as medidas implementadas estão algumas restrições à circulação no IC2, para garantir maior segurança aos peregrinos.
No troço do IC2 que atravessa o distrito, ficará interdita à circulação automóvel a faixa da direita, no sentido Norte-Sul, nas zonas das Meirinhas (entre os quilómetros 139,5 e 140,5), de Tinto (entre os quilómetros 156,5 e 158,9) e de Barreiras (entre os quilómetros 162,3 e 163,4).
Em comunicado, a IP explica que os condicionamentos “consistem na supressão da via de lentos no sentido Sul/Norte (Leiria/Coimbra), continuando a circulação a fazer-se normalmente, com uma via por sentido de tráfego nesses troços, estando os locais devidamente sinalizados e delimitados”.
Além deste tipo de condicionamento da via, que abrange também o troço do IC2 que atravessa Coimbra, a IP terá equipas no terreno que irão percorrer os principais percursos utilizados pelos peregrinos. A sua missão é “prestar apoio aos utentes, dar informação aos condutores e reforçar a sinalização dos desvios implementados” e, em caso de necessidade, adaptar ou criar novos condicionamentos em função dos momentos de maior ou menor afluência de peregrinos.
Naquele comunicado, a IP deixa um conjunto de recomendações aos peregrinos e automobilistas o cumprimento das seguintes regras de segurança:
Conselhos aos peregrinos:
– Caminhar em estradas alternativas evitando os IP (itinerários principais) e IC (itinerários complementares);-
– Ter em consideração toda as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades;
– Torne-se visível: use sempre vestuário reflector, de dia ou de noite;
– Caminhe sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito;
– Se parar, afaste-se o máximo possível da estrada.
Conselhos aos automobilistas
– Manter atenção redobrada na estrada e reduza a velocidade ao avistar grupos de caminhantes;
– Seguir as instruções e os conselhos das forças de segurança e das brigadas de apoio da IP que alertam para a presença de peões na estrada;
– Ter atenção aos condicionamentos de trânsito: supressão das faixas de lentos (mais à direita) em algumas vias onde não existam bermas.