Foram retomadas esta manhã as busca pelos três pescadores desaparecidos, na sequência do acidente com a traineira onde seguiam registado ontem, ao largo da praia do Samouco, junto a São Pedro de Moel.
Neste momento, as buscas decorrem apenas por terra e mar, já que o nevoeiro que se faz sentir está a impedir a operação dos meios aéreos, informa a Autoridade Marítima Nacional.
Em mar, as operações envolvem dois navios NRP da Marinha Portuguesa – “Setúbal” e “Cassiopeia” –, o grupo de mergulho forense da Política Marítima e o destacamento de mergulhadores sapadores nº 2 da Marinha Portuguse.
Em terra, as buscas estão a cargo de elementos do projecto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, apoiados por duas viaturas, elementos do comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma equipa de vigilância aérea deste mesmo comando, apoiada por dois drones.
A embarcação “Virgem Dolorosa”, registada na Póvoa do Varzim e a operar a partir da Figueira da Foz, virou-se a cerca de dois quilómetros da praia do Samouco na madrugada de quarta-feira. A bordo seguiam 17 pescadores, 11 dos quais foram resgatados com vida por barcos que pescavam na zona. Três desses homens faleceram e três encontram-se desaparecidos. A tripulação residia toda na zona da Figueira da Foz.
As famílias das vítimas estão a ser acompanhados pelo Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima.