O projecto para a construção da nova Central de Mobilidade de Leiria já está escolhido e foi apresentado na última reunião de Câmara.
A proposta vencedora propõe uma praça aberta, estabelecendo uma relação com a frente de rio, com um edifício translúcido e transparente, com dois pisos, refere o relatório final do júri apresentado na última reunião de câmara.
A cobertura em policarbonato gelo divide-se em três planos suportados por vigas, aliando a forma orgânica inspirada nas copas das árvores com a translucidez do policarbonato, evidencia o documento, que mostra ainda uma praça, que reduz o impacto de ocupação do solo, definindo uma zona de acolhimento com ligações pedonais, numa relação multidireccional em relação ao território envolvente.
Os autocarros acedem à central a partir da rotunda do Estádio, dispondo de 14 lugares para a tomada e largada de passageiros em espaço coberto e um lugar adicional, mais próximo do rio, para acostagem rápida dos autocarros da rede Mobilis.
Realce para a instalação de painéis fotovoltaicos e a recolha das águas pluviais para reservatórios, podendo depois ser utilizada para manutenção dos espaços verdes, limpeza ou nas instalações sanitárias.
Foram submetidas quatro propostas, duas das quais foram excluídas por conterem elementos que permitem identificar o autor ou autores, violando a obrigação do anonimato.