O escritor é natural do Porto e o enredo dá a conhecer múltiplos cruzamentos entre a cidade invicta, o Minho, a Galiza e Trás-os-Montes.
“O que é uma família?”, pode ler-se na sinopse. “Foz do Douro, 1923. Nasce Maria Virgínia Landim da Silva, em casa imponente da alta burguesia. Demonstra desde criança uma personalidade vincada, a firmeza de um propósito, um sentido de missão. Foz do Douro, 2023. O maestro Miguel Serafim, filho de Maria Virgínia, aguarda com ansiedade o reencontro com um amigo de adolescência que não vê há décadas. Abraçam-se, emocionados. Têm de preparar a celebração de um aniversário muito especial. E assim começamos a percorrer uma história que se estende por um século”.
As Cinco Mães de Serafim, novo romance de Rodrigo Guedes de Carvalho, é apresentado este sábado, 18 de Novembro, em Leiria.
O autor vai estar à conversa com os leitores na livraria Arquivo, depois das 18 horas.
Rodrigo Guedes de Carvalho estreou-se na ficção com Daqui a nada (1992), vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Seguiram-se-lhe A Casa Quieta (2005), Mulher em Branco (2006), Canário (2007), O Pianista de Hotel (2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de Ficção Narrativa 2018 –, Jogos de Raiva (2018) e Margarida Espantada (2020).
Escreveu também para cinema e teatro.