O grifo (Gyps fulvus) resgatado em Setembro, em Casal Velho, Pombal, será libertado no sábado, dia 20, no miradouro das Portas de Ródão, na área do Parque Natural do Tejo Internacional (Castelo Branco).
O momento está marcado para as 11 horas da manhã.
“Os Amigos do Arunca e quem se juntar à iniciativa, vão sair de autocarro, de Pombal, às 9 horas, para assistir ao momento”, explica Emanuel Rocha, deste grupo de defesa do ambiente de Pombal.
Avistada a 24 de Setembro, pousado no muro de uma habitação, a ave foi resgatada com o apoio d’Os Amigos do Arunca e, depois, encaminhada para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), da Quercus, onde foi tratado.
Em Outubro, o grupo ambientalista lançou mesmo uma campanha de recolha de fundos, para fazer face às despesas com a reabilitação do animal, ultrapassando a meta dos 500 euros, o valor necessário.
Os interessados em juntar-se à iniciativa devem enviar uma confirmação o mais rápido possível através de mensagem via Facebook ou através do mail amigosdoarunca@gmail.com.